MobileRoom

PowEr oF a MobiLe ForUm

InícioFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposLogin

Compartilhe | 

Emulação sob Symbian/Série 60

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
boypt3
Admin

Masculino Número de Mensagens: 16

MensagemAssunto: Emulação sob Symbian/Série 60   Sab Dez 08, 2007 5:01 pm

1. Questões principais e frequentes em relação ? emulação de outras consolas num dispositivo móvel compativel com Série 60

Q: Que consolas são possiveis emular neste momento?
R: Neste momento ? possivel emular efectivamente a Sega Megadrive (via PicoDrive), a Sega Master System (via SMSPlus S60) , a Nintendo (via vNes, entre outros), o Gameboy Color (via vBoy, entre outros), a Super Nintendo (via vSun), a Commodore 64 (via Frodo), e alguns ROMs arcade via eMame.

Q: Está previsto algum emulador para Gameboy Advance?
R: Não. O hardware disponivel não permite correr ou carregar um ROM de tamanhas proporções. Precisariamos, por exemplo, de 16MB de RAM livres no telemóvel para correr o Pok?mon Ruby/Saphire, e isto sem entrar em pormenores relacionados com o CPU do dispositivo. Irei responder ? questão da RAM no proximo ponto.

Q: Tenho um 7650/3650 e ao tentar correr o Pok?mon Gold/Silver/Crystal ou o Warioland 3 (jogos com mais de 2048KB) no vBoy o telemóvel reinicia.
R: Este problema acontece porque o telemóvel não dispõe de memória livre suficiente para carregar o ROM, provocando um erro no emulador e levando o telemóvel a reiniciar para evitar um bloqueio. Nada de admirar pois ambos são telemóveis relativamente antigos, e embora possuam um processador identico ao da N-Gage, não possuem tanta memória. Se não me engano a N-Gage possui 10MB, e estes telemóveis possuem 4MB. O sistema operativo ocupa aproximadamente 2,5MB. Fazendo as contas não resta nada para executar aqueles ROMs >2MB.

Q: A emulação dos jogos de Mega Drive ? demasiado lenta, até mesmo numa N-Gage (problema registado em N-Gage, N-Gage QD, 3650, 7650, 6600, 7610).
R: Alem do emulador se encontrar num percurso de criação desleixado (eu nem sei ao certo o site oficial!) estes telemóveis possuem um processador ARM9 a 104Mhz. Nada mau para correr jogos 3D, temos uns bons exemplos da N-Gage! Mas em emulação fala-se uma lingua diferente. ? necessário um grande esforço por parte do processador mesmo para emular sistemas inferiores. Para ter como exemplo algo mais exterior, existe um emulador para WindowsXP que nos permite correr jogos mais antigos. A tentar correr o Hexen ou o Blood com som o meu computador caga-se todo (P3 a 1GHz), embora esses jogos, sem emulação, corressem ás mil maravilhas no meu P1 a 166MHz. A emulação de certos perifericos sempre levou ? necessidade de muito poder de processamento (nem entendo porque... talvez pela diferença de instruções dos processadoresó). Para os possuidores de um 6630 os 220MHz do CPU ARM10 fazem toda a diferença. Eu possuo um, e consigo jogar fluidamente (a? a uns 30FPS) maior parte dos jogos compativeis, como por exemplo Gunstar Heroes ou Sonic 3 & Knuckles. Talvez em versões futuras a emulação seja melhorada, e com som!

2. Questões relativas aos emuladores mais utilizados

2.1 - PicoDrive
Q: No final de um nivel de um jogo, o jogo bloqueia no ecrã de pontuação.
R: Nas versões anteriores ? versão 0.19, existiam alguns bugs que não permitiam a actualização de certos valores da memória relacionados com as pontuações. Na versão 0.19 este problema foi corrigido.

2.2 - SMS Plus
(Não existem neste momento questões pertinentes em relação ao SMS Plus. Seráo adicionadas futuramente.)

2.3 - vBoy
Q: O meu vBoy (v1.2) não me deixa executar um jogo após 1? execução (exemplo: Séries Pok?mon) e a funçãoão de Savestate não funciona bem.
R: Tive este problema numa N-Gage, 6600, e 6630. O emulador tinha um defeito que não permitia a gravação correcta dos saves. Para correr alguns jogos com save incómodoorporado tinha de ir apagar o save criado, e perder todo o progresso, que não podia ser gravado por savestates pois esta funçãoão não funcionava... A unica solução foi o downgrade para vBoy 1.1. Ainda não experimentei a versão 1.2.1, mas em principio encontra-se funcional.

2.4 - vNes
(Não existem neste momento questões pertinentes em relação ao vNes. Seráo adicionadas futuramente.)

2.5 - vSun
(Não existem neste momento questões pertinentes em relação ao vSun. Seráo adicionadas futuramente.)

3. Mini-guia de instalação de ROMs
3.1 - PicoDrive & SMS Plus
Basta colocar os ROMs em qualquer directoria facil de aceder, escolher Load ROM no respectivo emulador, procurar a pasta e escolher o ROM.

3.2 - vBoy, vNes, vSun
Ao instalar, estes emuladores irão criar uma directoria e:\vampent\*roms (onde * pode ser 'gb' ou outros prefixos, dependendo do emulador). Os ROMs terão de ser colocados nessas pastas para reconhecimento dos emuladores.
Ver perfil do usuário http://mobileroom.mrforum.net

Emulação sob Symbian/Série 60

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Tópicos similares

-
» Série Filhos do Pecado
» aumentar velocidade nos symbian S40 / S60
» Mp5 da Denobi emula perfeitamente Mega e Master entre outros consoles.
» Duvida quanto a emulação PSX-PSP
» Indicação de um site de emulação.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
MobileRoom :: Jogos :: Emuladores & Roms-